terça-feira, 30 de julho de 2013

Replanejamento 2013

Replanejamento Escolar-2013

BOAS- VINDAS!
“Ai de nós, educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. (...)Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história do seu povo, que conhecem o seu aqui e agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam.”
                                                                                                            Paulo Freire
COM TODA A EQUIPE: PROFESSORES, ESTAGIÁRIAS E FUNCIONÁRIOS:
LEITURA REFLEXIVA: O Trapezista:
Um velho trapezista de circo dedicava-se a formar jovens acrobatas. Um grupo de alunos, após vários meses de treinamento intenso, tinha agora que enfrentar o teste principal: seu primeiro salto no trapézio a 15 metros de altura. Um a um, os jovens foram superando aquela prova, até que o último aluno se posicionou na plataforma, aguardando o momento certo para o salto, em busca do trapézio que balançava suavemente na sua frente .E o tempo ia passando e o jovem continuava lá, olhando para um ponto qualquer à sua frente, imóvel como que congelado. O velho professor, observando a hesitação do aluno, procurou ajudá-lo:- Vamos lá rapaz... Pule! Sem qualquer reação o jovem gaguejou:- Eu não posso... Não posso pular... Eu me vejo morto lá embaixo estendido no chão. Naquele instante o silêncio se fez sentir no picadeiro. Todos os presentes acompanhavam tensos aqueles momentos. O velho trapezista subiu até então onde estava o jovem e calmamente disse-lhe:- Se não tivesse certeza que você seria capaz de pular não pediria para fazê-lo. Você tem conhecimentos técnicos e competência para executar este movimento. Vou lhe dar um conselho...Preste atenção: primeiro atire seu coração e a mente naquela barra...o corpo irá atrás... Acredite! Passados alguns segundos o jovem aluno se lançando espaço resoluto e agarra o trapézio, ouvindo então as palmas dos que o observavam naquele instante. Assim como o aluno, quantas vezes nos sentimos "congelados" quando pensamos no pior. O velho professor quando pedia ao jovem para jogar o coração e a mente, estava na realidade dizendo:- Atire na mente sua confiança, sua fé, sua determinação que a parte material vem na sequência.
( Autor Desconhecido)
"EDUCADOR,SEJA TRAPEZISTA E LANCE SUA DETERMINAÇÃO E O CORAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!!"
Seja muito bem = vindo( a) ao segundo semestre de 2013 na
EMEIEF “ professora Maria Zélia Freitas Lorena”!

DEFINIÇÃO DE REPLANEJAMENTO:
  • O significado e a importância do replanejamento escolar: o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
  •  O replanejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
  • Os planos precisam estar vinculados à prática, por isso muitas vezes precisam ser revistos e refeitos. - O professor precisa ir criando e recriando sua própria didática, enriquecendo sua prática profissional e ganhando mais segurança. - O replanejamento deve ser encarado também como uma oportunidade de reflexão e autoavaliação da sua prática. Deve ser momento de troca de ideias, de renovação, inspiração, criatividade, alegria apara recomeçar bem!

DINÂMICA DE GRUPO: Me dê a sua mão!
Cada participante receberá um papel e irá desenhar a própria mão. Em seguida irá  doar sua mão para o colega ao lado que irá escrever o que deseja para o 2° semestre!
Ao final montaremos um painel com as mãos e comentaremos sobre os desejos de cada um falaremos sobre a importância de darmos as mãos e com respeito, paz e tranquilidade sermos uma equipe!

MENSAGEM: Nunca desista de seus sonhos
PALESTRA DE AUGUSTO CURY: Desenvolvendo saúde emocional.
EXPECTATIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE.
COM OS PROFESSORES:
“ Objetivamente falando o ENCONTRO PEDAGÓGICO  é um momento de analisar o que deu certo e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu certo, planejar novas ações para fazer mais do que certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.”
LEITURA: Pedagogia do Encontro:
Trechos da apresentação do livro “ Pedagogia do encontro” de Gabriel Perissé.
“ A pedagogia do encontro é exigente e eficaz. Mas é eficaz por ser exigente. Ela exige de nós um modo de pensar e agir mais adequado às realidades que vivemos no dia a dia das instituições de ensino...
... todos os professores querem ensinar melhor, este é um pressuposto indispensável. Somos professores porque acreditamos ser possível exercer nossa profissão com mais qualidade. SEMPRE.
... precisamos, da nossa parte, repensar conceitos e atitudes, reavaliar métodos de ensino, refletir sobre nossa atividade docente.
Precisamos aprender a ensinar cada vez melhor..
... aprendemos a ensinar melhor quando descobrimos nossa condição de “ seres de encontro”. É na dinâmica do relacionamento humano que os alunos aprendem e, simultaneamente, reaprendemos a ensinar.”
Replanejamento /2013
APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO DOS RESULTADOS DO IDESP 2012 E TESTE 1 DA PROVINHA BRASIL:
A META  DO IDESP 2012 ERA: 1,57 .  O IDESP 2012 É : 2,40.
PROVINHA BRASIL, TESTE 1, LEITURA: 17,34        MATEMÁTICA:  18,48
VAMOS REFLETIR E ESCREVER:
ü  Quais foram as maiores forças do 1° semestre?
ü  Quais foram as principais fraquezas?
ü  Quais foram as maiores oportunidades que se apresentaram no 1° semestre?
ü  Quais foram as principais ameaças e riscos ao desempenho do 1° semestre?
ü  Das três tarefas mais importantes priorizadas para o não, quais já foram realizadas?
COM BASE NAS REFLEXÕES REALIZADAS EM NOSSO PLANEJAMENTO ESCOLAR  , DESCRITAS LOGO ABAIXO, VAMOS PENSAR SE CONSEGUIMOS SUPERAR NOSSAS EXPECTATIVAS OU NÃO, SE JÁ SUPERAMOS ALGUMAS FRAQUEZAS, REALIZAMOS AS TAREFAS PROPOSTAS E O QUE AINDA NECESSITAMOS FAZER E COMO DEVEMOS FAZER:
ü Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
- Trabalho coletivo.
- Troca de experiências.
- Projetos a serem desenvolvidos.
- Interação entre professores e gestão.
- Uma direção e coordenação pedagógica que auxilia e respeita professores e funcionários.
- A coordenadora pedagógica sempre pergunta aos professores se estão de acordo com o que está sendo proposto e o que pode ser acrescentado.
- Espera-se que a nova gestão venha enriquecer o trabalho na unidade escolar.
- ajuda constante e imediata da coordenadora.
- Dinamismo na equipe.
- Melhorar o elo entre escola e comunidade.
- Renovação de parte da equipe.
ü Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
- Não participação ou interesse por parte dos pais.
- Falta de responsabilidade dos alunos.
- Não conseguir despertar o interesse dos alunos.
- Não conseguir que todos os alunos alcancem os objetivos propostos.
- Sala de aula lotada.
- Comparação entre um ou outro professor.
- Falta de motivação e dedicação aos estudos.
- Excesso de faltas.
- Demora na finalização do novo prédio( creche).
ü Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
- Interação escola/família.
- Melhorar a média no SARESP.
-Motivar pais e alunos.
Dedicação ao ensino  e aprendizagem.
-Ensinar.
- Aprender.
- Realizar.
- Conquistar a presença e confiança dos pais na escola.
- Trabalhar em equipe.
- Melhorar o desempenho dos alunos.
- Trazer a comunidade para perto da escola.
- Desenvolver a autonomia dos alunos.        
ANÁLISE E REFLEXÃO DO PLANO ANUAL.

LANCHE ESPECIAL.
ENTREGA DE LEMBRANÇA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário