quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curso Deficiência visual- Aspectos Psicoevolutivos e Educativos

Deficiência Visual – Aspectos Psicoevolutivos e Educativos


Profª Eulália Peixoto

Nova Dutra – Barueri
O QUE NOS MARCOU NO ENCONTRO EM BARUERI:

PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇA ESPECIAL E COM QUALQUER OUTRA PESSOA:

Primeiro a gente acolhe,

Depois conhece,

Assim consegue orientar!

• Como vou dizer de você se não conheço?

Hoje em dia se tem:

80% com baixa visão

20% são cegos

1,5 das pessoas com deficiência apresentam deficiência visual.

* o corpo fala!

- Para saber de mim, conheça- me!

Para trabalhar, comigo, conheça-me muito!

- A visão é 80% da vida de relação!

- Quem é limitado? É quem se deixa limitar!

* Cláudio Werneck – Livro: Quem cabe no seu todos?

-É preciso que o aluno tenha oportunidade de familiarizar com o ambiente, tem que ter referência!

-Precisa ter dados, para ter eficiência de trabalho!

Sinais de possíveis dificuldades visuais, no comportamento:

• Corpo rígido ao ler ou olhar para um objeto distante;

• Inclinar a cabeça para frente ou para atrás ao olhar para objetos distantes;

• Omissão das tarefas de perto;

• Períodos curtos de atenção;

• Giro da cabeça para utilizar um olho só;

• Inclinação lateral da cabeça;

• Colocação da cabeça muito próximo do livro;

• Perda da linha;

• Uso do dedo ou lápis como guia - dislexo também usa.

• Olho se coça com o cotovelo, ou seja, não coça!

• Leitura em voz alta ou movendo os lábios (às vezes é hábito);

• Mexer a cabeça no lugar dos olhos;

• Dificuldades gerais de leitura: tendências a inverter letras ou palavras, ou confundir;

• Esbarrar em objetos, dificuldade motoras evidenciadas;

(Tem deficiente visual, que é considerado autista, desenvolve maneirismo, bate a mão/ tem que ocupar a mão dele e dar atividade)

- É preciso acolher, conhecer e daí orientar.

Gardner é vesgo e era considerado estabanado.

Queixas associadas ao uso dos olhos: dores de cabeça, náuseas, vertigens, visão turva a qualquer momento; confusão de palavras ou linhas; dores oculares.

- Escola Acessível (governo federal recebendo verba)

- Mesa preta ou pano de feltro preto para aluno com glaucoma, pois, a luz o incomoda.

O acesso ao currículo:

Adaptações curriculares:

Ledor – lê para o DV em 1 prova ou prova em braile.

- contexto

- elementos materiais

- elementos básicos de ensino/aprendizagem

- elementos pessoais (provisão de serviços)

Contexto: pensar na pessoa; como ensinar muralha da China para DV? Se teve visão anteriormente, tem memória visual, se não tem será vivência! E tem certas coisas que não tem sentido para ele!

*Quando se fala de necessidades educativas, devemos ter consciência de que o limite entre o “comum” e o “extraordinário” é indeterminado. (não é mensurável, não dá para medir).

*TV Rio Sul (tem casal DV dando depoimento).

- Estimulação Multissensorial:

Exemplo de atividade:(rolinhos– rolo de papel higiênico com velcro para o aluno grudar um no outro - sozinho para estimular, DV não junta as mãos-DV congênito

*Bichinhos de pelúcia com som para estimulação;

* Bicho em miniatura para o DV conhecer.

* É necessário, que exista uma estimulação sistemática e correta, que abranja todas as capacidades para atingir um desenvolvimento normal. Deve-se potencializar ao máximo os sentidos da audição, tato, paladar e olfato.

*DV sonha colorido, normal.

Leitura e Escrita:

a) A tinta;

b) Em braile.

Orientação e Mobilidade:

Bengala

Bene- DV que estava no curso também, mostrou como se usa a bengala. E disse que senti algo diferente ao caminhar, a bengala detecta o obstáculo e quem enxerga torce o pé num obstáculo e o cego não.

Atividade da Vida Diária e Social – importante ensinar

Mais recursos:

Reglete

Tablet

Punção

Máquina de escrever em braille

Calculadora

Sorobã

Maquina perkins.

Braille fácil- programa no PC.

*quadro como ima de bolinha para ensinar braile

Avaliações escolares:

Prova Oral

Prova Escrita – Deve ser o que facilita o aluno, mas, mas não o exclua. Você quer , na verdade é facilitar a vida do aluno ou facilitar a sua vida?

Existe também livro falado.

Revista Cláudia , tem CD para o DV.

Óculos 3D , para quem tem problemas na retina não dão perfeição em 3D.

Sugestões de filmes:

A cor do pássaro.

Janela da alma.

Vermelho como o céu.

“ Conhecimento que se divide, se multiplica.”

Quanta coisa a gente não sabe do outro!

Foi uma experiência muito rica para mim e poder participar do curso junto com a Gisely, foi gratificante! A formadora ficou empolgadíssima com a possibilidade de ter um DV para confirmar tudo ou não o que ela estava nos passando.

Agradeço a oportunidade.

Renata de Castro Camargo

Maio/junho de 2012.

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