"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Reunião AEE

Reunião com as estagiárias e professoras do AEE com a equipe do AEE de Cachoeira Paulista

Foi um encontro muito produtivo e feliz!
Li a mensagem abaixo por sugestão da psicóloga Iva , depois refletimos sobre.
A Iva falou sobre o histórica da educação especial e inclusiva do município.
Cada um se apresentou e houve uma conversa dirigida entre todos sobre os alunos atendidos pelas estagiárias.
Maria Paula entregou uma mensagem sobre o autismo e eu falei sobre a importância de vestirmos o azul no dia mundial de conscientização do autismo.
Indiquei o livro " Mundo singular".








Construindo Pontes

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
O que começou com um pequeno mal-entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
- Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo.
Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte foi construída ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei!
Mas, ao olhar novamente para a ponte, viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Mas permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se no meio da ponte.
O carpinteiro começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você!
E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e construíssemos pontes com nossos semelhantes e principalmente nossos inimigos...
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos.
Deixemos isso de lado.
Ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bailarina, sonho de menina, de mulher!



Um sonho realizado! Ser bailarina faz bem para o corpo e a alma!

Desafio do autismo


    O Aee de Cachoeira Paulista já está se mobilizando juntamente com toda a equipe escolar e secretaria de Educação do município em prol do dia mundial de conscientização do autismo, 2 de abril! Como neste dia não haverá aula, convido a todos para que vistam o azul no dia 1º de abril( próxima quarta-feira), para mostrarmos o quanto é importante vestir a camisa da educação e da inclusão, o quanto é importante respeitar as diferenças e valorizar as habilidades, capacidades de cada um !

    DESAFIO:  quem entregar para mim um texto ou frase sobre o autismo e falar que viu no meu blog, ganhará um prêmio!
    Renata



Dia da água

Comemoração do dia da água com apresentação de uma poesia com alunos do 5º ano , organizado pela professora de arte, Solange!
Foi  muito lindo! Parabéns! Que orgulho!










quarta-feira, 18 de março de 2015

II HTPC Compartilhando Boas Práticas



Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Secretaria Municipal de Educação
                    Travessa Rui Barbosa, s/nº, Vila Carmem, CEP - 12630 000 - Cachoeira Paulista/SP
Tel (12) 3101 4475 - e-mail:  educacao@cachoeirapaulista.sp.gov.br



 


PAUTA 02- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS- 3º ANO E AEE.
Para conquistar coisas importantes, devemos não apenas agir mas também sonhar, não apenas planejar mas também acreditar.”Anatole France
16 de março de 2015
OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM REDE
·         Continuar a elaboração coletiva do Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015,considerando que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico.
·         Promover  a troca de ideias, experiências e  informações, visando a qualidade na educação do município.
DESENVOLVIMENTO:
·         Dinâmica: Os problemas.
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
Ø  Apresentação dos temas dos projetos interdisciplinares de Ciências Humanas(História e Geografia)e Ciências Naturais para o 3º ano:
                1º Bimestre   -  Lugar onde vivemos
       2º Bimestre  -   Planeta Sustentável
       3º Bimestre  -   Raízes Culturais
       4º Bimestre  - Etno-cidadania

·         Dividir em subgrupos para separação por bimestre dos objetivos e conteúdos em práticas de linguagem oral; práticas de leitura; análise e reflexão sobre a língua e práticas de produção de texto, de acordo com o Programa Ler e Escrever e Pacto.
·         Apresentação das orientações didáticas para elaboração da metodologia e avaliação.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

ANEXO: DINÂMICA:

Os problemas
Objetivo: Refletir os problemas que enfrentamos no nosso dia a  dia  m especial na elaboração de nosso planejamento escolar.
·         Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)




















































Sarau

Sarau na EMEIEF " Maria Zélia Freitas Lorena", ocorrido no dia 18 de março de 2015 com os alunos da Fase 1 da professora Lúcia e os alunos da sala de Recursos multifuncionais com a professora Maria Paula com as presenças da diretora Dinair e da vice-diretora Iva. Foi lindo ver cada apresentação.  houve também a premiação dos desenhos que os alunos fizeram com o tema O LUGAR ONDE VIVO;Amei e estou muito orgulhosa! Vocês me fazem felizes e me dão vontade de continuar em frente!


















sexta-feira, 13 de março de 2015

Sarau

Sarau em comemoração ao dia da poesia na Escola Maria Zélia:
Lindo demais!
13 de março de 2015:


     Premiação do desafio: trazer uma poesia para a escola:
Bárbara- 1ºA
Natália-1ºA
Gabriela- 2ºA
Érika – 3ºB
Paula Stefany- 4ºB
Kauany- 4ºB
Luiz Enrique- 4ºB
Mikaelen- 5ºA
Breno- 5ºA


Premiação dos alunos - Concurso de desenho e poesia- " O lugar onde vivo":
Data: 13 de março de 2015.


Fase 2: João Felipe e Anna Giulia
2º A:Tierry e Milena
3ºA: Henrique e Maysa
3ºB:Henrique Vital e Marielly
4ºA: José Henrique e Stepahny
4ºB: João Pedro e Kauany
5ºA: Charles e Jhulya

Sarau em comemoração ao dia da poesia:
13 de março de 2015
1ºA: Beija-flor- Roseane Murray
2º A: As bailarinas- e as Bolhas- Cecília Meirelles
3ºA: A casa e seu dono- Elias José
3ºB: Convite- José Paulo Paes
4ºA:Bairro do Embauzinho- aluno Leonardo
4ºB: As borboletas- Vinícius de Moraes
5ºA: Ou isto ou aquilo — Cecília Meirelles e Cidadezinha qualquer- Carlos Drummond de Andrade