quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bom dia especial!














Apresentações especiais no bom dia de nossa escola sobre o dia do índio, Tiradentes, Descobrimento do Brasil e dia de Monteiro Lobato. Parabéns aos alunos e professores!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão[1] ; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Pública, da Saúde Pública, setor bancário, Educação e Cartorários.
São doze os estágios de Burnout:
  • Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz
  • Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
  • Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
  • Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
  • Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
  • Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
  • Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização);
  • Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
  • Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc);
  • Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
  • Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
  • E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.[1]

 Fonte: wikipédia

quarta-feira, 1 de abril de 2015

HTPC Compartilhando Boas Práticas- pauta 4

PAUTA 04- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS-
3º ANO E AEE.

“O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.”

30 de março de 2015

OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM REDE

·         Elaborar coletivamente o Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015, na disciplina de Matemática.
·         Promover  a troca de ideias, experiências e  informações, visando a qualidade na educação do município.

DESENVOLVIMENTO:

·  Dinâmica de grupo: imitação em conjunto( DINÂMICA QUE APRENDI NA FORMAÇÃO DA NOVA DUTRA- 5º ANO).
·         Elaboração coletiva do plano de ensino de Matemática dividido nos eixos: números e operações; geometria; grandezas e medidas; tratamento da informação de acordo com os direitos de aprendizagem do Pacto.

NESTE DIA COMEMORAMOS A PÁSCOA E O DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!
Coordenador Luiz Antonio da Silva
Coordenadora Renata de Castro Camargo













Festa de Páscoa e dia mundial de conscientização do autismo

Hoje toda a escola Maria Zélia Freitas Lorena e os pais se uniram pelo dia mundial de conscientização do autismo e nos vestimos de azul! Foi lindo ver!
Fizemos também nossa festa de Páscoa com lindas apresentações, nossos alunos ganharam ovo de Páscoa. Foi um dia feliz. Parabenizo e agradeço a toda a nossa equipe, gestão escolar e comunidade!
EMEIEF “ Maria Zélia Freitas Lorena
Premiação das professoras Luiza e Mirella que trouxeram textos sobre o autismo - aceitaram o desafio proposto pela coordenadora Renata.
Festa de Páscoa e comemoração de conscientização do autismo- 1º de abril de 2015
Hoje nossa escola vestiu-se de azul ,pois, no dia 2 de abril comemoramos o dia mundial de conscientização do autismo e é também uma forma de mostrarmos o respeito às diferenças.
  • Em comemoração a esta data convidamos os alunos da sala de recursos Multifuncionais que irão apresentar poesia  autismo e a música: amiguinhos.
Hoje comemoramos também Páscoa!
Páscoa é renascimento...
É passagem...
É mudança e transformação...
É ser novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.
Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas.
Feliz Páscoa!
 Apresentações:
Fase 1: Música: Coelhinho da Páscoa.
Fase 2: Música : De olhos vermelhos.
1ºA: Música: Páscoa para mim.
5ºA: Os símbolos da Páscoa.
2ºA: Música: Coelhinho Bossa Nova.
3ºB: Poesia Páscoa.
Recursos Multifuncionais: aluno Gleison- rep- Não foi o coelhinho que morreu na cruz.
4ºA: Música: Páscoa.
3ºA: Poesia: Um pedido ao coelhinho.
4ºB: Música: Faz um milagre em mim.