"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

domingo, 30 de março de 2014

XV Congresso de Educação Inclusiva


XV Congresso de Educação Inclusiva em Aparecida do Norte, organizado por Ivanilde Moreira!
Momento maravilhoso entre os dias 28 à 30 de março de 2014 com Berê, Eliana, Valéria, Rose, Lúcia, Cida, Danielle, Helenilza e Adriana.
Além de todas as maravilhas que pude aprender, pude rever queridas amigas: Wilma, Silvana e Girlene. E , a querida Ivanilde organizadora brilhante do evento!! Ainda conheci pessoalmente Luciane Molina- pessoa mais que especial!! Ela foi professora de meus alunos dv e casados Paulo e Elisa e professora de minha amiga e ex estagiária de pedagogia na escola Evangelista Rodrigues, Giseli.
O congresso ocorreu no Seminário Redentorista Santo Afonso, local aonde o Papa Francisco se hospedou em 2013.















Projeto Educa Furnas

Projeto Educa Furnas em nossa escola no dia 28 de março de 2014: foi muito dinâmico o encontro com os alunos!


 Os alunos do 3º ano B da professora Fátima apresenatram também o poema e paródia de " Cadê de José Paulo Paes


Dinâmica de grupo: a flor e os espinhos


Dinâmica de grupo que fizemos em nossa III Reunião de AEE:
( e como nada é por acaso... esta dinâmica foi feita na quinta dia 27 e no dia 28 no congresso de educação inclusiva, foi falado que o símbolo da inclusão é a rosa, a flor de lótus). Amei!

A Flor e os Espinhos

Categorias:

- Cooperação
- Expressão emocional
- Respeito e Valores Pessoais

Objetivos:

Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe visando criação de um clima adequado à fase da limpeza do 5S.  

 
Nº de Participantes:

Não há limites  

 
Material:

Um quadrado de papel marrom e um vermelho para cada participante.  

 
Desenrolar:

Entregar a cada colega um quadrado recortado em papel marrom no momento em que estiverem sendo lembrados os dissabores.

Pedir que cada um registre nele as lembranças mais amargas de sua experiência profissional neste ano de 2014. Deixar que o grupo processe calmamente esse momento.

Em seguida, no momento em que se buscam as experiências agradáveis e as esperanças positivas neste ano de 2014, entregar um quadrado recortado em papel vermelho, e pedir que cada um registre nele as lembranças felizes ou os sentimentos positivos.

Logo depois de processado esse momento pedir que façam um canudinho bem fino com o papel marrom, e, através de dobradura (ao meio duas vezes, abrindo as pétalas), uma flor com o vermelho.

Apertando os vértices do vermelho fazer uma ponta que possa ser introduzida no canudinho. As alegrias e esperanças são a flor; os dissabores são os espinhos. Toda flor possui espinhos mas os espinhos são a base de sustentação para a flor.

Após os comentários do facilitador e uma breve discussão da equipe, pode-se sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento, se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de amenizar os espinhos, reforçando as flores.
 

III reunião de AEE

III Reunião de AEE na Secretaria de Educação de Cachoeira Paulista





PARA REFLETIR:
" Ao professor , cabe quebrar com preconceitos sobre os alunos, fazendo emergir o grau de conhecimento real do educando para, à partir daí, construir zonas de desenvolvimento proximal  e ajudá-lo em seu potencial de aprendizagem. " (p. 46, Fracasso Escolar e Interação Professor-aluno de Ivanilde Moreira)
" Toda inclusão depende primordialmente do olhar de cada um"
 
 
AÇÃO NO MÊS DE ABRIL:
2 de abril- dia de conscientização do autismo- proposta - vamos todos vestir o azul?
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
O Dia Mundo do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas , em 18 de Dezembro de 2007 , para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.
“Vista azul e ajude a chamar atenção, queremos mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos”
SUGESTÕES DE LEITURAS:
Páginas interessantes da rede social para olharmos em casa:
Sites interessantes:
Livro:
Mundo Singular- entenda o autismo. Ana Beatriz Barbosa Silva.

Dia da água

Dia da água me nossa escola" Maria Zélia Freitas Lorena"; apresentação dos alunos do 4º A da professora Fátima e do 5º A da professora Luiza:






 Neste dia a aluna Júlia foi homenageada por ter representado nossa escola na seletiva da tabuada Vanguarda:
 Neste dia a professora Magda foi homenageada por sua iniciativa de iniciar a oficina de artesanato para os pais dos alunos.

Professora Luiza falando sobre a água com seus alunos , através dos cartazes expostos em nossa escola sobre o assunto. Amei ver esta iniciativa!!!



 

quinta-feira, 20 de março de 2014

II Reunião do AEE

II Reunião de AEE na Secretaria de Educação de Cachoeira Paulista- 20 de março de 2014:

Com a presença das professoras: Valéria, Lúcia, Eliana, Maria Aparecida, Elenilza e Daniele. E também da psicóloga Iva , eu e a coordenadora da SME Berenice.
Foi um momento muito rico de troca de experiências, reflexões e organização do AEE neste ano de 2014.
Estou feliz por ser convidada para fazer parte deste grupo e poder contribuir a cada dia mais.



Tabuda Vanguarda

Seletiva da Tabuada Vanguarda. Nossa aluna do 5º ano A da professora Luiza, JÚLIA, foi a vencedora da escola e nos representou no dia 20 de março na seletiva municipal. Estamos orgulhosa de nossa aluna! E parabenizo o excelente trabalho realizado pela professora Luiza.
Não vamos parar por aqui!! A professora irá continuar a realizar estes desafios matemáticos em sala de aula e na escola!