"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

6 meses de vida da Manuela

Comemoração dos 6 meses de vida de mimha linda sobrinha e afilhada Manuela!
Amo muito esta menininha linda, que traz muitas alegrias para a minha vida!





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Neste ano de 2013, iniciei meu trabalho na escola Professora Maria Zélia Freitas Lorena e estou muito feliz com a equipe que estou trabalhando e convivendo:
Alice, Géssica, Neuza, Kete, Lourdes, Fábio, Luiz Guliherme e Luiz Cláudio. Todos são muito atenciosos comigo e com as crianças, estou conhecendo a escola e o bairro com eles e a cada dia mais!
Eles me inspiram alegria, vontade de ser e fazer!





Biografia Maria Zélia Freitas Lorena

NOSSA ESCOLA SE CHAMA PROFESSORA MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA. CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESTA PESSOA QUE DEU NOME À NOSSA ESCOLA:


MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA

(DADOS BIOGRÁFICOS)

Filha de Abílio da Costa Freitas e Julieta Sacilotti Freitas, nasceu Maria Zélia aos doze de janeiro de 1928, em Cachoeira Paulista, em uma casa, atualmente reformada, com o numero 73, situada na praça Independência, hoje Praça Prado Filho.

De família modesta, teve uma infância simples, porém saudável. Aos sete anos de idade iniciou sua vida escolar no Grupo Escolar de Cachoeira Paulista, atualmente Dr. Evangelista Rodrigues, onde concluiu o curso primário em 1938. No ano seguinte, aos onze anos de idade, iniciou o curso ginasial no Colégio Nossa Senhora do Carmo na cidade de Guaratinguetá e, após, transferida para o Colégio Irmã Zoraide, na cidade de Lorena, completando nessa Escola o curso ginasial. Nessa ocasião, por não haver em Cachoeira o curso ginasial, era necessário o deslocamento dos alunos para outras cidades.

Em seguida, ingressou na Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves, na cidade de Guaratinguetá, formando-se no Magistério Público Primário em dezembro de 1946.

Após, iniciou sua vida profissional na mesma escola onde teve começo seu aprendizado primário e nesse ano passou a lecionar na Escola Agrícola Presidente Vargas na cidade de Piquete.

No início de 1948, seu pai faleceu em um acidente rodoviário acorrido na entrada da cidade de Cachoeira quando de regresso da cidade de Cruzeiro. Procurando ajudar sua mãe e seus quatro irmãos menores na manutenção do lar, permaneceu na cidade de Piquete, lecionando na Escola Mista do Bairro da Vargem Grande deste município.

No ano seguinte surgiu a oportunidade de lecionar na cidade de cachoeira Paulista, na Escola Primária do Bairro do Pitéu no período diurno e à noite no curso Supletivo para adultos no Grupo Escolar Dr. Evangelista Rodrigues, passando em seguida para substituição efetiva no Grupo Escolar do Bairro da Margem Esquerda, onde permaneceu até o ano de 1952. Neste mesmo ano, por concurso realizado no Estado, foi nomeada professora efetiva, exercendo o cargo em Cachoeira Paulista na escola Mista do Bairro do Xavier, sendo algum tempo depois removida para a Escola Mista do Bairro Barra do Em baú e Bairro do Morro Vermelho, onde permaneceu até 1954, passando a exercer o cargo definitivamente no Grupo Escolar Dr. Evangelista Rodrigues até sua aposentadoria ocorrida em 1977.

Durante o exercício no Magistério, participou de Recenseamento Escolar, Cursos de Expansão Cultural, Seminários de Estudos: Metodologia, Matemática, Estudos Sociais 2º Grau e outros. Na vida Escolar manteve um ambiente saudável com os colegas e alunos, angariando duradouras amizades.

Em 1950, casou-se com Ney Lorena, nascendo dessa feliz união dois filhos, Hilda e Yan, fruto da reciprocidade de eterno amor.

Sem prejuízo de função de educadora, com simplicidade, trabalho e amor fez do lar um Santuário com carinho e devoção, dedicando-se ao esposo, filhos, netos, mãe e irmãos.

Obedecendo ao chamado de Deus, partiu aos nove de dezembro de 2001, deixando acesa a chama da saudade, que ninguém pode apagar.

Crianças que dela receberam os primeiros ensinamentos, hoje trabalham nos vários ramos de atividade humana, inclusive conduzindo os destinos de nossa Terra. Em reconhecimento de seu trabalho realizado, dando às crianças a instrução inicial ao aprendizado, fatores precípuos na construção de uma Pátria culta e progressista no conceito das Nações, a Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, por ato de seu Prefeito Fabiano Antonio Chalita Vieira, em Decreto 063/2006, de vinte e seis de abril de dois mil e seis, denomina EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental do Bairro do Embauzinho de Cachoeira Paulista.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Contrato pedagógico

EMEIEF “ Maria Zélia Freitas Lorena”


Sejam bem-vindos!

Que em 2013, tenhamos um ano de muita paz, saúde, criatividade, troca de ideias e sucesso no processo de ensinoaprendizagem!

Para tanto nossos objetivos, metodologias e ações básicas neste ano serão:

• Desenvolver um projeto de leitura envolvendo variados gêneros literários, tendo toda semana aula de leitura, leitura cultural diária feita pelos alunos e professores e outros funcionários, roda de leitura, caderno ou pasta de produção de leitura entre outras atividades que possam despertar o prazer da leitura e escrita.

• Desenvolver o raciocínio lógico dos educandos, trabalhando com desafios, resoluções de problemas , jogos pedagógicos, material concreto, entre outros.

• Trabalhar temas da atualidade.

• Conscientizar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

• Desenvolver conteúdos atitudinais voltados para os valores.

• Trabalhar conteúdos voltados à História, Geografia e Ciências de acordo com a necessidade de cada classe.

• Nas aulas de Arte e Educação Física desenvolver as habilidades e competências dos educandos, interligando estas disciplinas com as demais a fim de haver uma integração que permita um aprendizado eficiente.

• Trabalhar as atividades propostas pelo Sistema de Ensino.

• Trocar muitas experiências.

• Realizar atividades permitindo a integração entre as classes e outras escolas.

• Desenvolver um trabalho individualizado com os alunos que necessitarem.

• Trabalhar atividades pensando nos descritores e nas modalidades organizativas.

• Fazer a sondagem pedagógica a cada bimestre a fim de acompanhar o desenvolvimento de cada educando.

• Entregar o semanário toda segunda-feira no final do período de aula ou no HTPC. Os professores de Arte e Educação Física deverão entregar o semanário no dia de suas respectivas aulas.

• Os documentos escolares devem sempre estar em dia e serem entregues nas datas combinadas.

• As abonadas devem ser agendadas com antecedência.

• No caso da falta do professor, favor avisar com antecedência, se possível.

• Comparecer e participar das comemorações cívicas realizada uma vez por semana com alunos( Hino Nacional e Hino do Município)= será toda terça-feira.

• Não elaborar planos e ou preparar aula durante o seu horário de atividade com alunos. Durante a aula o professor deve acompanhar o aprendizado do aluno (circular pela sala, realizar trabalho individualizado, chamar o aluno para ler, corrigir atividades pontuando o erro...).

• Vistar cadernos de tarefas e de sala;

• Avisar à coordenação, o caso de alunos faltosos.

• Não relacionar ou retirar nomes do diário de classe sem consultar a secretaria e/ou coordenação pedagógica; Os professores de Educação Física e Artes deverão conferir a lista com os professores das Classes Regulares.

• Contar sempre com a coordenação, direção em tudo o que precisarem.

Enfim tudo o que for preciso vamos desenvolvendo para que 2013 seja um ano de muitas conquistas.

Direção Escolar e Coordenação Pedagógica -Fevereiro de 2013.

Primeiro HTPC

HTPC – 18 de fevereiro de 2013.


No dia 18, tivemos nosso primiero HTPC na EMEIEF " Professora Maria Zélia Freitas Lorena".
“Nada é por acaso...Acredite em seus sonhos e nos seus potenciais....Na vida tudo se supera..” Mema Velame


PAUTA

ACOLHIMENTO.

DINÂMICA DE GRUPO: O ARCO DA VIDA.Cada professor teve que falar ao colega, dizendo seu nome e o que desejava para ele, passando o arco sem colocar as mãos.

MENSAGEM DE AUGUSTO CURY.

HOJE É DIA DE.. neste momento,a professora Marleide pegou a minha sacola e lá tinha uma mensagem e um saco de balas para a equipe.

LEITURA DO CONTRATO PEDAGÓGICO.

ENTREGA DO RELATÓRIO INICIAL DE SONDAGEM.

LEVANTAMENTO DO HISTÓRICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.

EXPECTATIVAS PARA 2013.

SUGESTÃO: QUADRO DE TAREFAS E/OU PRESENÇAS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES.

PENSAR EM IDEIAS PARA A COMEMORAÇÃO DO DIA 9 DE MARÇO.


AGENDA:

- Entrega do mapa da classe- sondagem inicial- 21 de fevereiro

- Reunião de Pais e Mestres: 2 2de fevereiro: manhã: Fase II: 7h e Fundamental:10h. Fase I: 12h30 e Recursos Multifuncionais: 14h.

( No dia da Reunião de Pais, favor entregar a lista de presenças para os pais assinarem. Os pais também irão assinar a ata . Organizar pauta da reunião).

- Planejamento: 27, 28 de fevereiro e 1° de março.


OUTROS.







domingo, 17 de fevereiro de 2013

Início de meu trabalho na Escola Professora Maria Zélia Freitas Lorena

No dia 6 de fevereiro de 2013, iniciei meu trabalho de coordenação pedagógica na escola Professora Maria Zélia Freitas Lorena no bairro do embauzinho, município de Cachoeira Paulista. No dia me senti feliz, fui bem recebida pelos professores , diretor da escola, o Luiz Cláudio e funcionários.
As crianças são educadas,lindas, estou me apaixonando por elas.
No dia 8 de feveiro, foi nossa primeira festa em comemoração ao carnaval: a estagiária e inspetora de alunos fizeram os enfeites, os alunos mostraram que podem se divertir  e aprender com o que têm à disposição: no dia eu levei um cd que gravei com marchinhas, mas, na hora o som estava muito baixo, as crianças junto com os professores dançaram mesmo assim, achei lindo, fantástico, enquanto isso a escola se mobilzou à procura de fazer dar tudo  certo e depois de um tempo com a ajuda do professor de Educação Física, Gustavo, que admiro muito , a caixa de som funcionou e a festa aconteceu de verdade e se  alegrararam ainda mais!!!!!!! Estou conhecendo a escola, me adaptando e espero poder fazer muitas coisas boas!!!!
Que Deus ilumine nosso ano de 2013 e que possamos desenvolver muitas atividades rumo ao suceso do processo de ensinoaprendizagem!!!!!







quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Despedida da escola Evangelista Rodrigues









No dia 5 de fevereiro de 2013, os professores, direção, psicóloga, estagiárias e funcionários da minha querida escola EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", se reumiram e fizeram um lanche especial para a minha despedida desta instuição. Trabalhei lá de 2009 até este ano. Agradeço a esta equipe por tudo o que vivi, aprendi, compartilhei.Sentirei saudades de todos, incluindo cada aluno!Guardo uma linda história! Me orgulho de ter presenciado o processo de educação especial e inclusão que ocorre com eficácia, sucesso a cada dia!!! Sempre temos muito a aprender e ensinar e que esta escola continue se desenvolvendo cada vez mais e permitindo um excelente processso de ensinoaprendizagem!!!!Sei que errei, acertei, compartlhei,ensinei e aprendi, fiz amizades, fui feliz!!!!