quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Congresso Prova Brasil

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro e os coordenadores Luiz, Peterson, Celma  e Terezinha juntamente com as coordenadores da SME, Berê e Edilaine fomos para Serra Negra no Congresso sobre a Prova Brasil
CREDENCIAMENTO
NOITE
·         20h30
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “ABC do resultado – uma experiência de sucesso”
PALESTRANTE: Prof Paulo César Magri (Secretário de Educação de Novo Horizonte/SP)

14/09/13 – MANHÃ
CURSO: DESCRITORES DA PROVA BRASIL – LÍNGUA PORTUGUESA 5º e 9º ANOS” Professora Ivanilde
PÚBLICO: DOCENTES DO FUNDAMENTAL I e II
Almoço
·        CURSO
Curso - Descritores da Prova Brasil – Matemática 5º e 9º ANOS . Pofessor Ricardo
Docentes do fundamental I e II

NOITE

·         19h30 - Jantar
·         21h - Confraternização

115/09/13

VIVÊNCIA – “Danças circulares – uma perspectiva de educação integradora”
PALESTRANTE: Psicólogo Eduardo Kopp (PUCCAMP)
·         13h
Encerramento e entrega de certificados


INFORMAÇÕES: (19) 36714595 - Ivanilde - www.adidatica.com.br
Forma momentos de alegria,de aprendizagem, troca de experiências, de motivação, de surgimento de ideias!
A compainha de toda a equipe foi tudo de bom!





















Palavras marcantes para mim:
ABC do Resultado
Paulo César Magri, secretário de Educação de Novo Horizonte
Na educação tem que ter gente que goste de gente e não estar por estar na escola!
Eu acredito muito nisso!
Na Escola Pública estão as diferenças, os talentos. E nestas diferenças que aprendemos muito!
A escola deve ser um lugar digno, para que a pessoa tenha prazer em estar  lá. E para isso, muitas vezes é preciso ter mudanças de hábitos.
É importante o gestor ser muito presente , estar sempre em sala de aula, conversar com os pais, com os alunos.
É importante ter um trabalho em rede, traçar metas, falar a mesma língua!
A meta tem que ser o aluno!
Para atingir a meta é preciso traçara ações.
IDEB- nós educadores e os pais dos educandos precisamos saber o que é o IDEB- Índice do Desenvolvimento da Educação, criado pelo INEP em 2007.
Fatores que interferem no bom desenvolvimento do IDEB:
·         Taxa de rendimento escolar.
·         Incompatibilidade entre a idade do aluno e a série que cursa.
Para ter um bom IDEB:
*Eficiência da gestão escolar( tem que ser envolvido e envolver). Tem que ser líder e um líder querido!
* Envolvimento e comprometimento de toda a equipe escolar.
* Estabelecer metas e ações.
* É preciso parar de “ mentir pedagogicamente.”
* Construir com a comunidade escolar, as normas de convivência.
* Policiar a presença do aluno na escola, que é um direito dele e um dever nosso.
* Estimular e inserir a família no processo educacional.
*Mudar o foco na reunião de pais e mestres. Deve-se falar o geral da escola, sua proposta pedagógica, mostrar os talentos da escola, mostrar e orientar sobre  os direitos e deveres.
* Dividir responsabilidades.
* Deixar clara a orientação pedagógica.
*Com ou sem escolaridade, os pais devem participar, acompanhar de perto a educação dos filhos.  Não precisa saber ler e escrever, têm que dar carinho, pedir para o filho barir o caderno.
* Orientar o pai que pode deixar de comprar algo supérfluo para comprar um livro  e temos livros que custam 1,99!
* A capacitação dos docentes é fundamental.
* Está faltando  a prática pedagógica para os professores.
*Promover e incentivar encontros , cursos de atualização, formação continuada, buscando o aperfeiçoamento, a troca d experiências.
* Apresentar os conteúdos com diferentes estratégias.
* Ser coordenado não é para qualquer pessoa! Tem que ser verdadeiro, assistir aulas, conhecer cada aluno.
*O diretor tem que ser administrador, empreendedor, simpático, bravo, líder!
* A escola em que eu trabalho tem que ser o que eu quero para o meu filho!
*Usar o HTPC para a troca de experiências.
* Não podem s deixar um aluno ir pra o 6° ano sem saber as 4 operações!
*Uso eficiente do tempo em sala de aula.
* Avaliar com eficiência e eficácia.
* Identificar alunos com desempenho não satisfatório para acompanhamento individualizado.
*Desenvolver projetos atrativos para atender às realidades dos alunos.
* Estimular a oralidade.
* Incentivar apresentações para a comunidade, divulgando  desta forma,os talentos existentes.
* Buscar parcerias com empresas.
* Promover encontros para os pais.
* Cada aluno deve ser considerado único.
* Lembrar sempre dos direitos e deveres.
* Elogiar os alunos em seus avanços.
* Mostrar os resultados nos murais de avisos.
* Sempre responder Às perguntas dos pais.
* Lembrar dos pais em datas especiais.
* Descrito ré um recorte da matriz curricular.
* Estimular a presença do aluno.
“ Quem conseguir educar os ouvidos, semear os olhos e controlara língua terá o domínio sobre todas as coisas.”
 Prova Brasil- Língua Portuguesa. Ivanilde Moreira
-MEC quer saber sobre o seu leitor.
-Tem que ler e escrever para emancipar.
- A linguagem serve como interação( trocas).
- É muito importante ter uma formação continuada em serviço e se aliar ao professor.
- E muitos professores não são leitores!
- O conhecimento só faz sentido quando você usa.
 - A compreensão de um texto está na interação.
- É importante disponibilizar diversos tipos de textos, tanto para ler quanto para escrever.
- Os textos devem se tornar uma cultura na escola.
- Enfrentar é diferente de afrontar. Enfrentar é ficar de frente para resolver o problema e afrontar é briga, desrespeito.
- Competência é uma grande habilidade.
- Habilidades é uma pequena competência.
-Os 5 tópicos da Prova Brasil exigem do aluno:
* procure informações explícitas  no texto.
* faça inferências implícitas.
*identifique o tema.
* distinga fato de opinião( ter a compreensão global do texto).
- O leitor competente é aquele que é capaz de aprender  o sentido global do texto.
- Apreender é pegar para si.
- Professor tem que ser acolhido. Tem que sentir que estamos próximos dele.
- Texto- é um conjunto harmonioso em que há laços, interligações, relações entre as suas partes.
- Coerência é a lógica entre as ideias expostas.
- Coesão é a organização entre os elementos que articulam as ideias de um texto.
-É bom dar para o aluno uma lista de conectores.
- O aluno tem que sentir que o professor quer estar ali com ele.
- A educação que não transforma é enganação.
- O professor precisa de ajuda.
- A gente tem que acreditar que a educação transforma!
- Olhar neoliberal: eu não te ajudo, mas, eu te avalio.
- Ler e escrever, compromisso de todas as áreas.
Prova Brasil- Matemática. Ricardo.
Busquem sempre o novo, não se acomodem!
O professor Ricardo me encantou com sua forma de falar e propiciar um momento para realizar atividades de cada descritor da Matemática, perdi o medo que tinha da Matemática, que é uma ciência linda, que gosto, mas, que não fui bem preparada na escola e por isso mesmo que tenho, temos ,que educar nossos alunos de forma lúdica, desafiadora para que se encantem com a Matemática!
Em breve vou lançando por aqui, alguns, desafios que ele nos fez neste dia. Confira um:
DESAFIO:
1=5
2=25
3=325
4=4325
5=?
O PRIMEIRO QUE ME DER A RESPOSTA  CORRETA NO BLOG OU VIA EMAIL, RECEBERÁ UM SINGELO PRÊMIO!

Danças circulares:
Foi um momento muito rico , relaxante, alegre e de confraternização, proporcionada por Eduardo. Ele nos disse sobre a importância de dançarmos na escola. Concordo com ele que momentos com estes são importantes para o entrosamento, relaxamento, manter o entusiasmo, a paz de espírito!
História: Dois homens estavam caminhado e  cada um em sua direção, levando  um pão.  Ao se encontrarem, trocaram os pães e cada um saiu novamente com um pão. Se tivessem trocado ideias, teriam ido embora cada um com duas ideias!
“ Nós somos anjos com uma asa só e precisamos por isso do outro para nos completarmos.”













3 comentários:

  1. Muito bem Raquel, você acertou!!! Logo irei entregar seu prêmio!!!! Parabéns!!!

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  2. Minha prima Nilce e a coordenadora Lúcia também acertaram o desafio, parabéns meninas!!! Fiquei feliz!!!!

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