"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Método Lancaster e Aulas Régias

Método Lancaster

Na historiografia ficou conhecido como Método de Ensino Mútuo, Método Monitorial, Método Inglês de Ensino, Método de Lancaster, Método Lancasteriano de Ensino e também como Sistema de Madras. O quaker inglês Joseph Lancaster (1778-1838), identificado com o trabalho pedagógico realizado em Madras, na Índia, pelo pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832), e com os ideais reformadores do jurista inglês Jéremy Bentham (1748-1792), autor do Panóptico, estabeleceu em 1798, uma escola para filhos da classe trabalhadora, também utilizando monitores para o encaminhamento das atividades pedagógicas. Todavia, Lancaster amparou seu método no ensino oral, no uso refinado e constante da repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que esta inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude. Em face desta opção metodológica ele não esperava que os alunos tivessem “originalidade ou elucubração intelectual” na atividade pedagógica mas disciplinarização mental e física. Em Lancaster, o principal encargo do monitor não estava na tarefa de ensinar ou de corrigir os erros, mas sim na de coordenar para que os alunos se corrigissem entre si. Para Lancaster, os monitores eram os responsáveis pela organização geral da escola, da limpeza e, fundamentalmente, da manutenção da ordem, outra tarefa relevante do monitor lancasteriano. Diferentemente de Comênius, Lancaster defendia uma proposta disciplinar de instrução, relacionada a disciplinarização da mente, do corpo e no desenvolvimento de crenças morais próprias da sociedade disciplinar, e não na independência intelectual. Observa-se que a utilização de monitores, no método do educador morávio e no de Lancaster, estavam sob pressupostos pedagógicos bastante diferentes entre si. Portanto, considero oportuno problematizar o discurso, consolidado e assumido por uma historiografia de larga tradição, que trata o Ensino Mútuo e o Método Lancasteriano como métodos que se identificam entre si, como iguais, como sinônimos, apesar da visibilidade dos distanciamentos teórico-metodológicos.

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_metodo_lancaster.htm


AULAS RÉGIAS

As aulas régias compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja - foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil. Apesar da novidade imposta pela Reforma de Estudos realizada pelo Marquês de Pombal, em 1759, o primeiro concurso para professor somente foi realizado em 1760 e as primeiras aulas efetivamente implantadas em 1774, de Filosofia Racional e Moral. Em 1772 foi criado o Subsídio Literário, um imposto que incidia sobre a produção do vinho e da carne, destinado à manutenção dessas aulas isoladas. Na prática o sistema das Aulas Régias pouco alterou a realidade educacional no Brasil, tampouco se constituiu numa oferta de educação popular, ficando restrita às elites locais. Ao rei cabia a criação dessas aulas isoladas e a nomeação dos professores, que levavam quase um ano para a percepção de seus ordenados, arcando eles próprios com a sua manutenção. Azevedo (1943, p. 315) menciona a abertura de uma aula régia de desenho e de figura, em 1800, nas principais cidades da orla marítima e em algumas raras do planalto e do sertão. Em 1816 consta que o pintor Manoel da Costa Athaíde solicitou uma aula régia de desenho em Vila Rica, obtendo a aprovação.

A permanência praticamente inalterada do sistema das Aulas Régias no Brasil da virada do século XVIII para o seguinte, estendendo-se ainda durante o primeiro reinado, deveu-se à continuidade dos modelos de pensamento em nossa elite cultural. Existiu um grande descompasso entre o pretendido pelo governo monárquico – tanto o português quanto o brasileiro, após a independência – e aquilo que as condições sociais e econômicas viriam permitir, dentro de um modelo produtivo excludente, escravista e pautado numa mentalidade que contribuía para se perpetrar tal situação. (CARDOSO, 2004, p. 190)



Estudo Errado

Este ano começamos nossa aulas de pós com a Música Estudo errado de Gabriel , o Pensador.
Esta letra é realmente para pensar!!!!!!!!!!!

Estudo Errado
Gabriel O Pensador
Composição: Gabriel, O Pensador
Estudo Errado - Gabriel O Pensador


Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Refrão
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...
Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora se não eu perco o meu emprego.


Esta letra retrata a prática de decoreba e reprodução que continua em nossas escolas. Não seria melhor o aluno entender a realidade!!!!!!!!!!! O que precisamos mudar em nossa prática?
Pense nisso!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Poesia da Vida


A POESIA DA VIDA

O poeta adquiriu um pedaço de terra em plena serra. Um lugar para sonhar, fazer poesia, escrever, inebriar a alma. Não pretendeu mexer em nada. Deus, afinal, fizera tudo tão bonito. O regato de água cristalina descendo do alto da serra, por entre pedras, formando cachoeiras e remansos gelados. Samambaias, avencas, brincos de princesa em profusão. Campos verdes, bordados de flores minúsculas. Também enormes araucárias, com sua casca rugosa, onde crescem bromélias. Um pedaço do céu cheio de beleza e vida. Mas, nesse belo lugar, há um morro de terra ruim. Tão ruim que até o capim protesta e não vinga. O poeta olhou para aquela terra, aparentemente imprestável, e resolveu dar uma mãozinha para a natureza. Pensou que poderia plantar araucárias ali. Uma mata cheia de pinheiros, com suas copas altivas, braços erg uidos ao céu, como a pedir bênçãos. Maravilha! Começou a sonhar. Como não entende muito dessas coisas, foi pedir auxílio. Consultou as pessoas do lugar. Ninguém aprovou sua idéia. Imagine! Plantar araucárias. Elas levam muito tempo para crescer. Como o poeta já não é tão jovem, disseram-lhe que, com certeza, ele nem chegaria a ver os pinheiros crescidos. Além do mais, não se pode cortar araucária. Ela é protegida por lei. Cortar uma árvore dessas é crime. E para que plantar árvores se não podem ser cortadas? Afinal, somente cortadas é que elas valem dinheiro, podem ser vendidas. Aconselharam o poeta a plantar eucaliptos. Eles crescem rápido. Dão lucro a partir do terceiro ano. O poeta voltou para sua casa. Ninguém o tinha entendido. Descobriu que ele e os seus vizinhos eram de mundos diferentes. Ele era um ser da floresta, sem pressa, como as sementes colocadas no solo. Os seus vizinhos pensavam em coisas rápidas, em dinheiro no banco, em lucros. Ele desejava desfrutar o esp etáculo colorido e perfumado da floresta exuberante. Ver, cheirar. É tudo que queria. Eles só tinham em mente o comércio, os negócios. Por isso um eucalipto que pode ser cortado em três anos é muito mais importante do que uma araucária que não pode ser cortada nem em 50 anos. E o poeta ficou a pensar como é a cabeça dos homens que só pensam no lucro. Perderam o sentido e a beleza da vida. Recordou dos que matam beija-flores e sabiás para os salgar e vender, a fim de serem consumidos como tira-gosto, em meio a risadas e bebidas. São os que olham para os pingüins do ártico e pensam em transformá-los em ração para cachorro. Que olham para uma imensa floresta de sequóias e acham um terrível desperdício aquela propriedade habitada somente por árvores. No seu conceito de lucro, muito melhor seria queimar a floresta toda e transformá-la em condomínio luxuoso. Por tudo isso, o poeta resolveu mesmo plantar araucárias. Se ele chegará a vê-las crescidas ou não, não importa. Importa que ele semeou esperança e vida que poderão alegrar outros olhos e corações, no futuro!
***
Onde estiver o seu tesouro, ensinou Jesus, aí estará seu coração. Seu coração está na vida, na beleza ou no lucro? Você deseja uma terra pródiga de belezas onde seus filhos possam viver? Ou simplesmente um lugar para usufruir todo o possível, rápida e velozmente? Você decide se plantará araucárias ou eucaliptos na terra do seu coração...

Jogos de Quadras



Jogos de Quadra

Sugestões para os professores de Educação Física , espero que gostem e possm utilizar com seus alunos:


Atividades pré - desportivas ou lúdicas, que são de grande utilidade com crianças da faixa etária entre 07 a 12 anos.

1- GATO E RATO

- As crianças estarão espalhadas pelo espaço na posição sentada. - - Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato).
- Ao sinal de início do monitor, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo.
- O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo RATO e a criança que era o rato agora se senta.
- No decorrer da brincadeira aumentar o número de gatos e ratos gradativamente.
- Uma variação desta brincadeira é fazer com que a criança (sentada) que for tocada na cabeça, transforme-se em um novo GATO e não um novo rato, como descrito anteriormente.
-- Conseqüentemente o "antigo" GATO se transforma em RATO.

2- FUGI-FUGI

- Existe um pegador, que ficará no centro da quadra.
- Os fugitivos ficam todos de um lado da quadra e terão que atravessá-la, fugindo do pegador.
- Mas só poderão atravessar quando o pegador gritar "PEGA - PEGA", e os fugitivos responderem "FUGI - FUGI".
- Após responderem, devem atravessar a quadra sem serem pegos. - Quem for pego ficará parado no lugar (como um obstáculo), mas tornar-se-á também um pegador, embora não possa se locomover.
- Repete-se todo o procedimento para continuar a atividade.

3- PACMAN

- Pega-pega na quadra, porém só é permitido andar por cima das linhas da quadra.
- O "pacman" (pegador) também deverá andar apenas pelas linhas.
- Quem for pego, deverá sentar no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, mas NÃO para o "pacman", ou seja, o pegador pode pular as pessoas que foram pegas por ele e estão sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular esses obstáculos.
- Quem for o último que a ser pego será o vencedor.
- Existem algumas variações para esse jogo. São alguns exemplos de variações: colocar 2 "pacmans", os fugitivos não podem cruzar o caminho uns dos outros fugitivos quando se encontrarem de frente, entre outras variações.


4- GRUDA ARANHA

- Um pegador (aranha) no centro de um círculo formado pelos outros fugitivos (mosquinhas).
- Ao sinal do monitor que gritará "GRUDA ARANHA", as moscas devem fugir até um local pré-determinado e a aranha deve tentar pegá-las.
- As moscas que forem pegas transformar-se-ão em aranhas também (pegadores).
- É considerada a "mosquinha" campeã, a ultima a ser pega.


5- 20 PASSES

- Duas equipes espalhadas pelo espaço tendo o objetivo de realizar 20 passes entre seus integrantes sem que ocorra a interceptação da equipe adversária.
- A cada toque dado a equipe que tem a posse da bola deve contar em voz alta o número de toques efetuados.
- Se a bola é roubada pela outra equipe, zera-se a contagem.
Material: bola.


6- CARA E CARETA

- Duas equipes, uma cara e a outra careta.
- Cada uma posicionada em cima das duas linhas de 3m da quadra de vôlei, uma de frente para a outra.
- Quando o monitor gritar "CARA", a equipe CARA deve correr e pegar os integrantes da equipe CARETA, eliminando-os.
- Quando o monitor gritar "CARETA", a equipe CARETA deve correr atrás da equipe CARA, para pegá-los.
- Existe um limite ao final de cada lado da quadra onde a equipe que está pegando, não pode ultrapassar, e caso isso aconteça, quem ultrapassou é considerado pego também.
- Quem for pego, senta do lado correspondente ao da sua equipe, e aguarda torcendo para que seu time vença.
- Vence a equipe que eliminar todos os integrantes da equipe adversária.

7- CARIMBA AMEBA

Jogo individual como uma queimada.
- Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra.
- Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé - gritando "AMEBA" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.
- Segue a brincadeira e pode-se acrescentar - no decorrer do tempo - o número maior de bolas, deixando o jogo mais divertido.
- Material: Bola(s).


8 - SABONETEBOL

Duas equipes e dois baldes com água até a metade.
- Um em cada extremidade do campo.
- Somente a pessoa que está com o sabonete não pode andar.
- Objetivo é colocar o sabonete dentro do balde adversário.
-Algumas regras básicas são: não é permitido agarrar e dar rasteiras.
- Material: 2 baldes com água e sabonetes.

9- VÔLEI – PEGA

Regras e divisões do desporto voleibol (com exceção do número de participantes de cada equipe, sendo que quanto mais jogadores melhor).
- Utiliza-se uma bola maior e mais leve, para o jogo ficar um pouco mais lento e divertido.
- O diferencial, que por sua vez dá nome ao jogo é que: o time q marca ponto, deverá pegar o time adversário, e esse deverá fugir até o final de sua quadra. (sempre utilizando apenas a quadra de voleibol).
- Atenção: caso o time "A" erre um saque, é ponto do time "B", portanto, "B" tem que pegar "A" .
- A marcação dos pontos se da seguinte maneira:
- O time "A" errou.
- Ponto para o time "B", que conseguiu pegar 2 (duas) pessoas do time "A".
- TOTAL de pontos: 3 (três) para o time "B" X 0 (zero) para o time "A".
- Soma-se aos pontos do jogo, o número de pessoas que foram pegas.
- Material: Bola(s).


10 - NUMEROBOL

Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual.
- Cada criança será numerada, na ordem da fileira, de "1" até "10" por exemplo.
- O mesmo para a outra equipe.
- No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo "7", as duas crianças - uma de cada equipe - que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc.
- E assim por diante.
- Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um "gol" por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.
- Material: Bolas.


11- ALERTA


- Cada criança será uma fruta, animal, número... E o monitor terá uma bola nas mãos.
- Os participantes formam uma roda e quando o monitor, gritando o nome de uma fruta, por exemplo, jogar a bola para cima, as crianças devem tentar ficar o mais distante possível da criança que "tinha o nome da fruta", que será a única que não correrá e pegará a bola, gritando "ALERTA" (assim, nenhuma criança pode mais se mover).
- Ela terá então o direito de dar 3 passos para tentar se aproximar de alguém e queimá-lo com a bola.
- Material: bola


12- CAÇADORES DE URSOS

- Divisão por duas equipes de número igual de integrantes.
- Queimada onde há um espaço em círculo no centro onde ficam os ursos.
- Os caçadores ficarão do lado de fora do círculo, tendo em mãos algumas "bolas".
- Num determinado tempo (pré-estabelecido pelo monitor) os caçadores terão que acertar todos os ursos, se o fizerem vencerão.
- Caso sobre apenas um urso, estes serão os vencedores.
- Material: bolas.


12- SABONETEBOL

- Duas equipes e dois baldes com água até a metade.
- Um em cada extremidade do campo.
- Somente a pessoa que está com o sabonete não pode andar. - -
- Objetivo é colocar o sabonete dentro do balde adversário.
- Algumas regras básicas são: não é permitido agarrar e dar rasteiras.
- Material: 2 baldes com água e sabonetes.


13- CORRIDA PÔ

Divisão por duas equipes, posicionadas em colunas e em lados opostos da quadra (pontos "A" e "B"). O campo de jogo é delimitado por uma linha, por exemplo:
- Ao sinal de início, o primeiro de cada equipe deve correr sobre a linha na direção do adversário até que ambos se encontrem frente-a-frente.
- Uma rápida partida de "Jó-quei-pô" é disputada.
- O perdedor volta para trás de sua fila e o vencedor continua correndo sobre a linha, na direção da outra equipe, até encontrar o segundo integrante adversário (que também virá correndo na sua direção) para, novamente, disputar mais uma partida.
- Quando um integrante (da equipe "a", por exemplo) chegar até o ponto "b", este marcará um ponto para sua equipe. Pode-se variar e enriquecer o percurso da corrida, com obstáculos, curvas etc.
- Material: giz ou fita adesiva.



14- CORRE QUE A BOLA É SUA !

- Divisão por duas equipes (em colunas).
- A primeira pessoa da fila (equipe A) deve chutar a bola e dar o maior número de voltas possíveis ao redor de sua própria equipe, enquanto a equipe adversária (B) corre na direção da bola.
- Quando a equipe adversária (B) formar a fila novamente na frente da bola (sendo que esta já esteja parada!) encerra-se a contagem de voltas.
- A primeira pessoa da equipe (B), que correu atrás da bola num primeiro momento, agora, deverá chutá-la, invertendo os papéis das equipes.
- Quem chuta vai para o final da própria coluna e ao final de um determinado tempo (ou depois de todos terem chutado a bola), soma-se o número de voltas de todos os integrantes e vence a equipe que, logicamente, tiver mais voltas completadas.
- Uma variação, que deixa a atividade mais dinâmica, é fazer com que a primeira pessoa da equipe de "defesa", após o chute do adversário, AGARRE a bola o mais rápido possível.
- E não fique ESPERANDO que a bola, simplesmente, pare.
- Material: bola.


15- ARTILHARIA

- Divisão por duas equipes, em campos diferentes, que possuem objetivos em comum: proteger seu tripé (bandeira) e derrubar o do adversário.
- Para cada criança, existirão duas bolas de borracha (pequenas), porém, não é permitido TOCAR em outra bola estando com OUTRA na mão.
- Os jogadores só podem ser queimados quando invadem o campo do adversário (atacantes não podem queimar jogadores da defesa, que estejam em seu próprio campo).
- Quando queimado, o jogador deixa sua bola e o jogo naquela rodada.
- A equipe que conseguir derrubar o tripé adversário primeiro marca um ponto. Os jogadores de defesa não podem invadir a área de ataque (círculo que está dentro de seu próprio campo).
- ATENÇÃO: a estratégia, neste jogo, faz a diferença entre a vitória e a derrota. Ataques individuais, em muitos casos, não representam ameaça ao time adversário, pois o atacante será queimado facilmente.
- Ataques em duplas, trios ou até mesmo de quase toda a equipe, ao mesmo tempo, são mais eficazes. Um defensor contra dois atacantes é, praticamente, um ponto no placar! Esta atividade fica muito mais dinâmica e divertida quando os jogadores arriscam e se expõem mais ao ataque.
- Variação: ao invés de bolas, pode-se utilizar bexigas com água.
- Material: bolas pequenas de borracha, tripés de madeira.

16- QUEM PEGA A BOLA, CARIMBA

- Formação em dois grupos, sentados ao fundo da área de jogo, em lados opostos.
- O professor vai ao centro da área de jogo, de posse da bola, e lança-a para o alto.
- Os alunos levantam-se e correm em direção à bola, tentando pegá-la.
- Caso tenha êxito, sua equipe terá trinta segundos para carimbar (queimar) o grupo adversário, usando passes e arremessos.
- Ao final do tempo, o professor conta o número de "carimbos", construindo, a partir daí, o placar do jogo.
- Material: bola (s).



17- BOMBARDEIO

- Grupo livre pela área de jogo. Solicitar dois alunos (bombardeios) que tentarão queimar os demais, quem for atingido transforma-se em bombardeio.
- Utilizar trocas de passes e arremessos.
Material: bola (s).


18- QUEM É VIVO, CORRE

- Os alunos serão organizados em trios e numerados em 1, 2 e 3. - Espalhando-se pelo espaço.
- Ao sinal de início do professor, que gritará um número (1, 2 ou 3) o correspondente de cada trio deve tentar pegar os outros dois.
- Outras variações são: que o número dito pelo professor seja o fugitivo e os dois outros pegadores ou, num segundo momento, quando o professor gritar um número, todos correspondentes serão pegadores de todos os demais.
- Material: Nenhum.

19- BRUXINHO OU BRUXINHA

- Formação em um "grupão". Localizar todo o grupo no fundo da área de jogo.
- Solicitar dois alunos para serem denominados de bruxinho e bruxinha (pegadores) que deverão estar nas laterais da linha de centro do campo de jogo (por exemplo, numa quadra de futebol, na linha do meio de quadra), em lados opostos (nas LATERAIS).
- Ao sinal de início do professor, todos devem trocar de lado na quadra, sem serem pegos pela bruxinha e pelo bruxinho (que neste momento poderão invadir o campo, quadra!).
- Quem for pego senta no lado correspondente ao seu pegador (bruxinho ou bruxinha).
- Depois de todos serem pegos, o professor faz uma contagem para ver o vencedor.
- Os dois últimos a serem pegos serão os novos "bruxinho" e "bruxinha".
- Material: Nenhum.

Boas vindas aos alunos


Veja que interessante esta dica que a professora Vera, minha amiga, me passou:


OBJETIVOS:
- GERAL:
 Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse , participação e sua socialização.

- ESPECÍFICOS:
 Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;
 Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.
 Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
 Que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

1º DIA :
Desenvolvimento :

• Apresentação da professora , dos alunos , dos novos colegas;
• Promover uma discussão sobre as férias;
• Discutir sobre sonhos, desejos e planos para o novo ano escolar;
• Apresentar propostas almejadas;


Dinâmica: DINÂMICA DO CORAÇÃO


OBJETIVO
A)Compartilhar,
b) Desejar para o outro aquilo que você
prefere para você (NO CASO O TRATAMENTO )
c)Maior integração do grupo.
D) Reflexão
e) Diminuir a timidez


*Preparar um coração em tamanho bem grande , feito em cartolina branca como fundo e o coração feito com papel colorido ( vermelho) colado no meio do cartaz.
Cole o cartaz no quadro , coloque uma música de fundo e faça uma declaração sobre o coração.Pode ser um poema , um texto, uma parábola ou mesmo algumas palavras falando poeticamente sobre esse órgão.Sobre a sensibilidades das pessoas, onde é que sentimos as emoções, as alegrias e as tristezas e como palavras ásperas e mal tratos nos fazem sofrer.

PRIMEIRO MOMENTO

Pegue dois pincéis de cores diferentes e dê para 02 alunos . Peça para eles irem até o quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra , algo POSITIVO , que ele acredita ser bom para o bom andamento da classe durante o ano ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora , onde está o retângulo , com apenas uma palavra , algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganação, etc ). O ideal é que todos possam ir ao quadro, pode ser , um para escrever uma palavra positiva , o outro uma palavra negativa e assim por diante.

PROFESSOR - Imagine que você entra em uma loja para comprar e que você seja recebido com ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespeito, desprezo, sem atenção, etc... Você voltaria ou compraria nessa loja ? ( abrir uma discussão )
Mas , se na loja você fosse Atendido com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS) , você compraria nessa loja? Por quê? ( abrir discussão )

SEGUNDO MOMENTO

Coloque uma música e entregue para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartãozinho ), e peça que cada um escreva a maneira como quer ser tratado pelos colegas e pela professora durante todo o ano e o que é que ele (a) fará para ser tratado assim.
Depois , deixe que ,de pé em círculo , eles troquem os corações algumas vezes, que leiam o tratamento que cada colega espera receber durante todo o ano.


TERCEIRO MOMENTO –
Voltar aos seus lugares e cada um deverá escolher uma das formas de tratamento escrita no seu coração e ler em voz alta.
A professora deverá então abrir uma discussão sobre a dinâmica e sobre tudo o que foi proposto nos corações de cada um e a forma como cada um sugeriu para alcançar seus objetivos.
QUARTO MOMENTO -

Montar juntamente com os alunos um mural, expondo nele, o coração maior cercado pelos menores.

Título para o mural (sugestão)
Trabalhar a música : O MUNDO DA CRIANÇA- Em anexo
Desenvolvimento ;
• distribuir o texto da música;
• fazer uma leitura oral dos versos da música;
• ouvir o CD;
• ouvir novamente o CD e cantar junto com os alunos;
• discutir o tema ;

Após a discussão sobre o tema da música,cantar mais algumas vezes e distribuir o texto abaixo para as crianças ilustrarem:
O MUNDO DA CRIANÇA
É sempre colorido

Muitas vezes de papel
Com arcos ,flechas,índios e soldados
Cheiinho de presentes
Feitos por Papai Noel
O mundo da criança é iluminado.


Baleias gigantescas ,
Violentos tubarões
Mistérios de um espaço submerso
Espaçonaves passam
Por mil constelações
O mundo da criança é um universo { bis}


Pipas , piões ,bolas , balões
Skates e patins,
Vovô ,vovó , mamãe, papai , família
É fácil imaginar uma aventura
Dentro de uma selva escura
Com perigos e armadilhas

Viagem pra encontrar minas de ouro
Piratas e um tesouro enterrado
Numa ilha

Imagem , games
Bate papos no computador

O tempo é cada vez mais apressado
E mesmo com todo esse
Imenso imperativo amor
O mundo da criança
É abençoado {BIS}

PRODUÇÃO ESCRITA:

O MUNDO DA CRIANÇA É UM MUNDO COLORIDO, BONITO, ALEGRE PORQUE AS CRIANÇAS SÃO SINCERAS, TÊM O CORAÇÃO PURO E SÃO O FUTURO!

E VOCÊ, COMO VOCÊ É ? COMO É O SEU MUNDO? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER ? DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR? COMO É A SUA VIDA?
ESCREVA UM POUCO SOBRE VOCÊ , SOBRE TUDO ISSO , NUM TEXTO BEM BONITO E BEM CRIATIVO, POIS VOCÊ É ASSIM, ALEGRE E CRIATIVO, POIS VOCÊ É CRIANÇA!


ps: desconheço o autor.

Café da manhã no MCDonald´s


CAFÉ DA manhã no McDonald's (autoria desconhecida)

Esta é uma bela história e é também uma história real, por favor, leia-a
até o fim! (Após o final da história, alguns fatos bastante
interessantes!)

Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha
faculdade.

A última aula que assisti foi de sociologia...

O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que
eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.

O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"...

A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar
suas reações...

Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi
de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranquilo para mim...

Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e o mais novo de
meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's.

Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso
filho...

Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos
a nosso redor começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o
mesmo...

Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou
conta de mim, e me virei para ver a razão pela qual todos se afastaram...

Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma
banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto.

Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"...

Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando
apenas aceitação...

Ele disse, Bom dia!, enquanto contava as poucas moedas que ele tinha
amealhado...

O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi
que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era
sua salvação..

Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os
dois...

A jovem mulher no balcão perguntou-os o que eles queriam...

Ele disse, "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles
podiam comprar com as poucas moedas que possuiam... (Se eles quisessem
apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de
março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar)...

Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno
senhor de olhos azuis....

Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim,
julgando cada pequena ação minha...

Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café
da manhã em uma bandeja separada...

Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para
descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão
do senhor de olhos azuis...

Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse, "Obrigado!!"

Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por
você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você
esperança!!"

Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e
meu filho.... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse,
"Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse
ter esperança!!"...

Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos
outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito.....

Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus....

Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...

Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história
em minhas mãos.

Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu...

E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"

Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto...

Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres
humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos
pessoas e de sermos curados...

Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e
o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que
passei como estudante universitária...

Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei:

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.

Que muito amor e muita compaixão seja enviada a todos que lerem esta
mensagem e aprenderem a:


AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS

-

E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...

Um anjo foi enviado para assistir você..

Para que este anjo posso trabalhar, envie isto para pessoas que também
precisam de anjos em suas vidas.

Um Anjo escreveu:

Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros
amigos deixarão pegadas em seu coração.

Para se controlar, use sua mente...

Para controlar os outros, use seu coração...

Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em
seus ninhos...


QUE DEUS ESTEJA PRESENTE


SEMPRE PODEMOS APRENDER..

BJS

ps: desconheço o autor

Feliz 2011

Para Desejar um grande Ano Novo, nada melhor que as belas palavras do grande Drummond!
Beijos mil, Feliz Ano Novo!

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Texto extraído do "Jornal do Brasil",


Que 2011 seja abençoado!!! Que tenhamos o que precisamos: paz, saúde, alegrias, coragem, energia, desafios e conquistas, muitos amigos, momentos para tudo: trabalhar, relaxar, encontrar com os amigos, com os familiares, se embelezar, passear,estudar, cozinhar e comer bem, beber bastante líquidos, ficar à toa, se encantar e reencantar,se motivar e motivar os outros, escrever, ler e falar, respirar fundo... sonhar e realizar, fazer o que tiver vontade! Que tal?